Fundação, porquê e como?

Devido a distancia entre a Baixada Fluminense e o Estado do Rio de Janeiro onde funciona a sede do Sindproverj, buscamos um melhor e mais próximo atendimento sindical e trabalhista aos nossos companheiros de classe profissional ( Propagandistas, Propagandistas Vendedores e Vendedores de produtos farmacêuticos), usando as prerrogativas do advento da nova Constituição de 1988, onde no seu parágrafo 8º , nos legou a oportunidade de aglomerar bases territoriais municipais mais próximas e mais concentradas aos locais de atividades de nossa categoria profissional.

Uniram-se companheiros dos setores de trabalho que abrangiam os municípios de BELFORD ROXO, QUEIMADOS, JAPERI e PARACAMBI e outros, entre eles os companheiros Wagner Cardoso Sampaio, Jorge Mendelzon dos Santos Macieira, Aroldo Fiorani ambos da Schering, Ildelfonso Gonçalves da Luz da Merrel, Luiz Carlos Soares da Biolab, Raul Manoel Faria de Freitas do antigo Sanus, Arnaldo do antigo Sintofarma, Elvécio de Assis Pereira da Merrel, Edson da Costa Sá da Merck, José Felipe de Oliveira da Baldacci e Vicente de Paula Souza da SmithKline com o objetivo de fundarmos uma instituição sindical que atendesse a categoria profissional.

Convocamos a classe, em edital em um jornal de circulação nos municípios base, e no dia 20 de maio de 1994, logramos êxito e fundamos o Sindicato dos Propagandistas, Propagandistas Vendedores e Vendedores de produtos Farmacêuticos dos municípios de Belford Roxo, Queimados, Paracambi e Japeri. Na oportunidade gostariamos de deixar registrado nossos agradecimentos ao Diretor do Sindbaixada, Eugênio Mário Santos de Souza Lima pela sua colaboração na fundação de nossa entidade sindical.

Começamos a funcionar provisóriamente em um escritório na rua Rocha Carvalho nº 1765 em Belford Roxo, logo mudamos para o CEMOQ, a Av. Irmãos Guinle nº 843, em uma sala gentilmente cedida pelo nosso saudoso e companheiro Edson Alves Pereira ''DIDI'', e que com saudades agradecemos eternamente. Hoje estamos sediado em rua Marly Pereira de Araújo, nº 33 sala nº 201 no centro de Queimados, onde estamos aguardando os companheiros, diariamente para atendê-los gentilmente as posssíveis soluções, um papo e um cafézinho.

Sinceros agradecimentos e desculpas aos que por ventura por um lapso deixaram de serem lembrados. Aos nossos companheiros aposentados, estamos de portas abertas e sempre com a satisfação em recebê-los, e aos que partiram as nossas saudades sinceras, e até mais.

Por Heitor de Oliviera Filho.

Missão do Sindicato

Promover a defesa dos interesses da categoria profissional com o objetivo de alcançar melhores condições de trabalho.

Classe unida com ética, respeito e determinação, estará sempre fortalecida.

Consolidações das Leis de Trabalho (CLT)

Título V - Da organização sindical

Art. 513 São prerrogativas dos sindicatos:

A) Representar, perante as autoridades admnistrativas e judiciária, os interesses gerais da respectiva categoria, profissional liberal ou interesses individuais dos sindicalizados e categoria profissional;

B) Celebrar convenções coletivas de trabalho;

C) Eleger ou designar os representantes da respectiva categoria ou profissão liberal;

D) Colaborar com o Estado, como órgãos técnico e consultivos, no estudo e solução dos problemas que se relacionam com a respectiva categoria ou profissão liberal.

DIRETORIA EXECUTIVA

DEPARTAMENTO JURÍDICO

Dra. Lisbeth Landal Corrêa
OAB./RJ 145.285

Auxiliar do Departamento Jurídico: Sr. Leandro Soares Rodrigues.